top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

Análise: O que podemos esperar da soberania demonstrada pela Red Bull Racing nos próximos circuitos?

O segundo GP do ano está chegando e todos os olhos seguem direcionados para a equipe austríaca após uma performance estonteante no Bahrein. Porém, devemos nos lembrar que a penalização sofrida pelo time por conta do estouro no teto orçamentário pode fazer com que o RB19 perca a coroa no decorrer da temporada.


Por: Jamile Salomão, Setorista.


Foto: Reprodução/Red Bull Content Pool

Caso vocês não se lembrem, a equipe taurina teve 10% de redução no tempo de uso de seu Túnel de Vento e esse fator preocupa o consultor de automobilismo da escuderia, Helmut Marko. Segundo ele, durante todo o campeonato as equipes rivais estarão desenvolvendo seus carros para diminuir o gap com a RBR enquanto eles terão menos tempo que todos para fazer o mesmo e manter-se à frente.


Recentemente, o canal de YouTube Formel1.de publicou uma entrevista com Helmut, onde o mesmo afirmou que o clima de tensão dentro da Red Bull existe, apesar de não transparecer.


"Nós nos preparamos da melhor forma para a temporada. Uma vez que sabíamos que essa penalidade seria imposta, ficou claro que, quando entrávamos no túnel de vento, isso tinha que ser feito de maneira eficiente e cada corrida com um plano claro... No momento, conseguimos fazer tudo isso. Mas, é claro, à medida que a temporada avança e ficamos sem tempo no túnel de vento, os outros ainda terão isso disponível e nossa liderança derreterá... É por isso que é extremamente importante levarmos os pontos conosco agora."

Enquanto a equipe vive esse impasse, a Aston Martin segue colhendo frutos e rendendo memes após a primeira performance de seu AMR23 - tudo isso porque as semelhanças do bólido com o antigo RB18 são diversas. O próprio piloto do time austríaco, Sergio Pérez, deixou isso claro ao dizer que no pódio do Bahrein haviam três Red Bull e que ele ficava feliz por isso.


Foto: Reprodução

Sabemos que o fato de um dos antigos membros da equipe de design da escuderia, Dan Fallows, ser o atual diretor técnico da Aston Martin desde abril de 2022 - e o mesmo ter levado consigo alguns outros colegas - colabora para que as evidências de um "resgate de memória" sejam concretas, corroborando em novas conversas.


Rumores de que os taurinos pudessem entrar com uma acusação de "copygate" junto à FIA começaram a surgir, mas, para tranquilizar a todos, tanto Horner quanto Marko já disseram que querem iniciar a temporada em paz.


É cedo para afirmar que a Aston Martin é o time que mais dará trabalho para a Red Bull Racing durante toda a temporada, mas, de fato, pudemos ver que no primeiro GP foi a mais forte se comparada a todas as outras. Além disso, de acordo com as últimas declarações do chefe da RBR, Christian Horner, eles estão lisonjeados com isso.


"É uma prova para todas as equipes de que algo assim é possível. Eles fizeram um trabalho muito bom. E dizem que a imitação é o maior elogio. A partir desse ponto de vista, é bom ver nosso carro antigo ainda funcionando tão bem."












bottom of page