top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

Babi Rodrigues: A primeira mulher a chefiar uma equipe na Stock Car conquista vitória inédita

A chefe de equipe, Babi Rodrigues, conquistou mais um grande feito após sua equipe vencer a corrida na maior categoria de automobilismo do Brasil.


Por: Alini Chaves, Setorista.


Reprodução: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

No último domingo (04), um feito inédito foi alcançado na Stock Car: pela primeira vez na história da categoria, um time chefiado por uma mulher venceu uma corrida. Esta vitória foi alcançada pela equipe Hot Car New Generation, a qual tem como líder Bárbara Rodrigues - mais conhecida como Babi.


Babi cresceu nas pistas ao lado do pai Amadeu Rodrigues - que foi piloto e dono da equipe - e sempre esteve familiarizada com o mundo do automobilismo. Mas se engana quem acredita que trabalhar neste meio sempre foi seu sonho. A chefe do time sonhava mesmo em atuar como médica veterinária e assim o fez. Babi se formou em medicina veterinária, se especializou em nutrição de bovinos e começou a trabalhar na área.


Após seu pai ser diagnosticado com uma doença, ela prontamente decidiu ficar perto de sua família e passou a acompanhá-lo durante as corridas. Em 2018, Amadeu precisou ser internado e então, Babi Rodrigues assumiu a parte administrativa. O tratamento de seu pai correu muito bem e ele sempre esteve presente ajudando neste processo de aprendizado.


Contudo, em 2020 Amadeu sofreu um grave acidente de carro que resultou em seu falecimento. Bárbara precisou ser forte e decidiu levar o legado de seu pai à frente assumindo o cargo de chefe de equipe da Hot Car tornando-se, assim, a primeira mulher a chefiar um time na Stock Car.


Em seu gerenciamento, Bárbara preza não só pelos resultados, mas também pelo bem estar e harmonia de sua equipe, legado que trouxe de seu pai. Além disso, a chefe também trouxe novas tecnologias e aposta muito em dar oportunidades para pessoas novas que possam agregar em seu grupo.


Como mulher, Babi sabe da dificuldade que é atuar em um meio tão machista e muitas vezes precisou quebrar barreiras para mostrar que é capaz de gerenciar a equipe. Ela faz questão de manter a feminilidade aparente para mostrar para todos que o fato dela ser mulher não a faz ser menos capacitada que os homens.


Como resultado de um trabalho que vem sendo feito desde 2021, a Hot Car conquistou a primeira vitória sob o comando de Babi Rodrigues, quem dedicou a vitória ao seu pai e a toda sua equipe.


O feito histórico alcançado por Bárbara é uma conquista não só dela, mas de todas as mulheres que amam o esporte e que sonham em fazer parte dele. Esse é mais um passo dado em direção à equidade de gênero, mostrando que todos somos capazes de ocuparmos qualquer cargo. Basta querermos e termos oportunidades para isso.










Comments


bottom of page