top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

Pré-temporada 2022 da F1: O quê eu preciso saber?

Atualizado: 24 de ago. de 2022

Faltam apenas dias para o retorno da Fórmula 1, mas antes de dar oficialmente início ao nosso calendário 2022, teremos a pré-temporada para nos entreter e nos ajudar a matar um pouquinho a saudade dos nossos carrinhos! Sendo assim, há coisa melhor do que ler uma guia bem rapidinha sobre o assunto?

Neste post você vai encontrar todas as respostas para as perguntas mais frequentes feitas pelos fãs do automobilismo. Bora nessa!


Por: Mel Ribeiro, Setorista.


Foto: Reprodução/F1

  • O quê é e o que acontece nela?

A pré-temporada não é mais do que o período de testes no qual as equipes, como indicado pela palavra, testam os seus carros nos dias permitidos e executam qualquer número de configurações, peças e programas que as mesmas desejarem. A Pirelli proporciona um número igual de cada composto para as escuderias (geralmente o considerável para que todos andem o quanto quiserem), e, teoricamente, o número de voltas é ilimitado dentro das horas em que a pista encontra-se aberta.


Além disso, os times podem criar também seus programas de teste (planos de corrida, uso de pneus, cargas de combustível) e escolher qual piloto guiará o carro - podendo ser um reserva ou algum que não competirá. Só é permitida a utilização de um carro, portanto, este será compartilhado pela dupla.


  • Onde será realizada?

A maior categoria do automobilismo mundial dividirá suas duas sessões no Circuito de Barcelona, do dia 23 a 25 de fevereiro, e no Circuito Internacional do Sakhir, do dia 10 a 12 de março.

Foto: Reprodução/F1

  • Por que Catalunha e Bahrein?

O Circuito de Barcelona era o local tradicional para testes antes da pandemia, e é considerado ideal pela sua variedade de curvas de baixa, média e alta velocidade, além de longas retas principais. Sua localização na Europa Central faz com que seja uma viagem curta de todas as bases das equipes, e geralmente as condições são adequadas e representativas com clima seco ensolarado, embora seja mais frio do que as temperaturas em que a categoria competirá maiormente.



Foto: Reprodução/F1

Pelo lado de Sakhir, ainda que a pista ofereça uma comparação representativa ao primeiro teste permitindo que as escuderias verifiquem suas primeiras descobertas, é lá que será realizado o começo de temporada - ou seja, as equipes não precisarão ficar no corre-corre.



Foto: Reprodução/F1

  • E os carros? Serão os mesmos utilizados na temporada?

Com certeza não. Em relação ao chassi e à aerodinâmica, atualizações ou alterações serão realizadas frequentemente durante os testes e as primeiras rodadas. Sobre o motor, todos os fabricantes entrarão num congelamento - o que quer dizer que a especificação de cada componente irá permanecer a mesma quando eles fizerem sua escolha final na primeira fase.


As montadoras poderão modificar as especificações durante os testes, contanto que sigam os regulamentos técnicos e de segurança.



Foto: Reprodução/Aston Martin

  • É possível assistir?

Foi confirmado pela Fórmula 1 que na Espanha o evento será a portas fechadas, sem a presença de fãs ou cobertura televisiva. Contudo, no Bahrein haverá transmissão através da Sky Sports no Reino Unido e na Irlanda, e pela F1TV nos territórios onde está disponível.



Comments


bottom of page