top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

Com a superlicença de Colton Herta negada, AlphaTauri vai atrás de Nyck de Vries

Após a FIA barrar a superlicença de Herta pela falta de pontos necessários, Helmut Marko conversa com o holandês que correu pela Williams no último Grande Prêmio.


Por: Júlia Arruda, Setorista.


Foto: Reprodução/MSN

A AlphaTauri não ficou para trás e foi buscar mais um possível candidato ao assento do próximo ano: Nyck de Vries. O holandês foi visto no escritório de Helmut Marko pouco tempo depois que o consultor da Red Bull revelou a desistência da equipe em lutar pela superlicença de Colton Herta.


Nyck de Vries estreou no GP da Itália pela Williams, substituindo Alexander Albon, internado com apendicite. A estreia do holandês foi brilhante, e terminou a corrida na zona de pontuação, em nono lugar. Com esse desempenho, atraiu olhares de pilotos e equipes, sendo um nome cobiçado para a próxima temporada.


Com uma possível ida de Pierre Gasly para a Alpine em 2023, o nome mais especulado para a AlphaTauri na próxima temporada era Colton Herta, piloto da Indy. A Red Bull tinha planos de colocar o norte-americano na Fórmula 1, mas não foi possível porque Herta não obteve os 40 pontos exigidos na superlicença necessária.


Em entrevista ao site alemão Motorsport-Total, Helmut Marko reclamou da burocracia “incompreensível” que barrou a chegada de Herta na categoria, se referindo à superlicença e à perda que a categoria acaba tendo como um todo:


“É uma pena que as pessoas não percebam o valor que um piloto americano, especialmente um cara como Colton Herta, teria para o crescente mercado americano, sobretudo com três corridas lá”, lamentou Marko.

A RBR fez o que estava ao seu alcance para trazer Herta para a F1. Colocou, inclusive, o piloto no teste privado da Alpine. Porém, com a Andretti pressionando uma resposta da Red Bull e a FIA afirmando que não cederia na superlicença, a equipe cancelou o teste e desistiu de brigar pelo norte-americano.


Anteriormente, a Red Bull tinha declarado que Gasly só sairia da AlphaTauri se conseguisse a vinda de Herta, mas com os desdobramentos da história, ainda existem chances do francês ir para a Alpine. Entretanto, Helmut Marko afirma que isso só acontecerá se a AlphaTauri conseguir um substituto bom.








Comments


bottom of page