top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

Conheça os ajustes feitos pela FIA no regulamento

Na última quarta-feira (29), o Conselho Mundial da FIA reuniu-se para aprovar ajustes a alguns tópicos técnicos do regulamento. Além disso, a reunião também definiu mudanças no formato dos fins de semana de GP.


Por: Mel Ribeiro, Setorista.


Foto: Reprodução/FIA

A Federação Internacional de Automobilismo aprovou uma modificação relacionada às trocas de peças das unidades de potência quando os carros se encontrarem no parque fechado, decorrente dos problemas de motor e confiabilidade que assombra as equipes nesta temporada. A medida foi publicada após o encontro que ocorreu na quarta-feira (29), em Paris, o qual contou com a presença dos membros do Conselho Mundial.


Segundo o comunicado emitido, as escuderias terão a oportunidade de realizar mudanças na unidade de potência para versões mais atualizadas durante o Parc fermé (parque fechado) sempre e quando, é claro, estejam dentro do limite permitido de trocas na temporada e também poderão fazer reparos temporários no motor. Anteriormente, as alterações dentro do sistema faziam com que os times largassem do pit-lane no GP.


Ainda sobre os motores, a FIA indicou que o combustível poderá ser resfriado a 20º em corridas mais quentes, com a referência de temperatura sendo informada uma hora antes de cada sessão. Dito item, aliás, chamou a atenção das equipes que tiveram problemas com o resfriamento do combustível.


Na reunião, o Conselho Mundial aproveitou para mudar as regras dos espelhos, as quais foram atualizadas para melhorar a visibilidade. Além do mais, foram decididas alterações nos testes de flexão das asas, assim como novas regras para os testes de pneus.


Por último, foram ratificadas as informações correspondentes aos formatos dos fins de semana de corrida. As coletivas de imprensa acontecerão em um prazo de duas horas, desde que hajam 23h prévias ao primeiro treino livre.

Comments


bottom of page