A Fórmula E desembarcou no Brasil pela primeira vez. Diretamente desde o Sambódromo do Anhembi, o BNP traz todas as informações a respeito do dia de mídia e primeiro treino livre.
Por: Mel Ribeiro.
Após idas e vindas, finalmente está acontecendo o tão aguardado E-Prix de São Paulo. Sendo realizado no Sambódromo do Anhembi, a expectativa é de que a estreia da categoria no Brasil reúna mais de 35 mil pessoas neste sábado (25), para a disputa da sexta etapa da temporada.
Se bem o evento aberto ao público só ocorre amanhã, esta sexta-feira (24) foi utilizada para o dia de mídia, Shakedown e primeiro treino livre. Com presença no local do evento, o Batom Na Pista participou do Media Pen e trouxe alguns depoimentos exclusivos.
"Acho que nós temos alimentado bastante do nosso sucesso. Temos crescido como equipe. Pascal teve um início de temporada incrível ganhando várias corridas, está na liderança do campeonato. E eu vim melhorando bastante também. Dois pódios, uma vitória na última corrida e usamos este último mês que tivemos entre uma corrida e a outra para preparar bem esta etapa", António Félix da Costa, piloto da TAG Heuer Porsche Formula E Team.
"Estou muito feliz. É a primeira vez de São Paulo na Fórmula E, a primeira vez em Brasil. A corrida mais próxima da minha casa (Argentina). Muita gente vem me apoiar esse final de semana, então estou muito feliz. Ainda não estou 100%, mas estou melhorando", Sacha Fenestraz, piloto da Nissan Formula E Team.
"Eu acho que há bastante novidade. Obviamente é uma pista nova para todos, então não estamos vindo com um padrão de expectativas em o quão bem vamos nos sair, ou o quão rápidos seremos. Estamos focando em nossos processos, nosso trabalho e nossa preparação. E esperamos que tenhamos uma boa posição como estamos tendo nessa temporada. Eu acho que a pista parece bem legal, parece bem rápida, tem retas longas e com isso boas oportunidades de ultrapassagem. O clima favorece boas oportunidades de frenagem, consegui sentir muita confiança nos freios. Então eu espero que a pista combine comigo e com o carro. Eu acho que iremos bem firme no Qualifying e que também seremos firmes na corrida. Mas acredito que temos mais margem para provar na corrida do que no Qualifying, e é nisso que estamos focando", Jake Hughes, piloto da NEOM McLaren Formula E.
Já no fim do dia, os pilotos foram para o traçado primeiramente para o Shakedown (reconhecimento de pista) e pouco depois retornaram para a realização do Treino Livre 1. A sessão foi liderada por Sébastien Buemi, da Envision Racing, o qual teve logo atrás o piloto da Nissan, Sacha Fenestraz.
Dan Ticktum, Stoffel Vandoorne e Mitch Evans completaram as cinco primeiras posições. Tendo sido disputados pouco menos de três minutos, Scot Elkins - diretor de prova - acionou o equivalente ao Safety Car Virtual da F1 para testes.
Passados dez minutos, o atual campeão da categoria perdeu o ponto de frenagem e acabou batendo na barreira de pneus. Felizmente, ele conseguiu sair sozinho, sem danos no carro. Já próximo do fim do treino, a direção de prova comunicou que a dupla da Envision Racing estava sendo investigada por uma infração técnica. Ao mesmo tempo, a dupla da Mahindra errava o ponto de frenagem.
Confira o resultado do Treino Livre 1
Sébastien Buemi - 1:12.341
Sacha Fenestraz - 1:12.453
Dan Ticktum - 1:12.464
Stoffel Vandoorne - 1:12.471
Mitch Evans - 1:12.481
René Rast - 1:12.533
Jake Hughes - 1:12.579
Maximilian Günther - 1:12.674
Lucas di Grassi - 1:12.740
Sérgio Sette Câmara - 1:12.762
Jake Dennis - 1:12.824
Pascal Wehrlein - 1:12.850
Sam Bird - 1:12.897
Edoardo Mortara - 1:12.911
Jean-Éric Vergne - 1:13.092
Norman Nato - 1:13.235
António Félix da Costa - 1:13.427
Oliver Rowland - 1:13.717
Nico Müller - 1:13.740
André Lotterer - 1:13.751
Nick Cassidy - 1:14.317
Robin Frijns - 1:14.598
Amanhã, o TL2 inicia às 7h25. Em seguida, acontece a classificação às 9h40. A largada está prevista para 14h. O E-Prix terá transmissão na Band e no Bandsports.
Comments