Di Grassi superou Dennis e conquistou a pole position, mas de forma dominante, Jake conseguiu levar a vitória para casa.
Por: Maria Eduarda Lima, Setorista.
No último sábado (14), no Autódromo Hermanos Rodríguez, aconteceu o primeiro ePrix da temporada 2023 da Fórmula E. A classificação - a qual serve para saber quais pilotos irão disputar as quartas de final -, começou com a briga do Grupo A. Pilotando a sua Jaguar, Bird marcou um incrível tempo de 1m16s909, mas isso não foi suficiente para que o britânico se classificasse entre os quatro primeiros.
Do Grupo A, acabaram passando para a próxima fase o estreante Sacha Fenestraz, o brasileiro Lucas Di Grassi, o piloto da Envision Racing Sébastien Buemi e o alemão André Lotterer, companheiro de Jake Dennis.
Já no Grupo B, quem surpreendeu foi o piloto novato da McLaren com um tempo de incríveis 1m13s366; mas logo depois foi superado por Dan Ticktum. Contudo, ao fim da sessão, quem realmente ficou como primeiro do grupo foi Jake Dennis, com exatos 1m13s074. Após o cronômetro zerar, o alemão Wehrlein conseguiu garantir a vaga para a próxima etapa. Junto com ele classificaram-se os britânicos Hughes, Ticktum e Dennis.
Quartas de final
A primeira disputa foi entre o brasileiro Lucas Di Grassi e o suíço Sébastien Buemi. A briga já é antiga
na categoria e, inclusive, os dois pilotos já chegaram a duelar pelo título da FE. Porém, quem levou a melhor foi Di Grassi, ficando 19 milésimos à frente do rival.
A segunda briga por uma vaga na semifinal foi entre o experiente Lotterer e o novato da Nissan, Fenestraz. O piloto da Andretti venceu a disputa com um tempo de 1m13s176.
O terceiro combate era um encontro entre os estreantes da categoria, mas após mostrar que vinha rápido durante todo o fim de semana, o piloto da McLaren, Jake Hughes, superou seu conterrâneo Ticktum e garantiu um lugar na semifinal.
Já no último duelo, o piloto da Andretti, Jake Dennis, superou o alemão Pascal Wehrlein com uma diferença de apenas 0s029 milésimos e garantiu-se na próxima rodada.
Semifinais
A primeira disputa das semis foi entre os veteranos Di Grassi e Lotterer. O brasileiro conseguiu passar para a final sem muita preocupação, visto que André errou na curva 1 e não conseguiu um tempo suficiente para fazê-lo avançar.
O segundo duelo foi apelidado de "A disputa dos Jake". Os britânicos Hughes e Dennis foram os primeiros a abaixar o tempo para 1m12s. Todavia, quem saiu vitorioso foi o piloto da Andretti, marcando 1m12s595.
Final
A disputa final ficou entre o brasileiro Lucas Di Grassi e o britânico Jake Dennis. O piloto da Mahindra viu seu rival errar duas vezes e conquistou a pole position com 1m13s575, tendo o piloto da Andretti logo atrás com 1m16s516.
O grid de largada ficou da seguinte maneira:
Lucas Di Grassi - Mahindra - 1:13.575.
Jake Dennis - Andretti - 1:16.516.
Jack Hughes - McLaren - 1:12.721.
André Lotterer - Andretti - 1:14.551
Dan Ticktum - NIO 333 - 1:12.922
Pascal Wehrlein - Porsche - 1:13.031
Sébastien Buemi - Envision - 1:13.100
Sacha Fenestraz - Nissan - 1:13.220
Antonio Félix da Costa - Porsche - 1:13.504
Mitch Evans - Jaguar - 1:13.405
Jean-Éric Vergne - DS Penske - 1:13.563
Nick Cassidy - Envision - 1:13.415
Sérgio Sette Câmara - NIO 333 - 1:13.613
Stoffel Vandoorne - DS Penske - 1:13.450
René Rast - McLaren - 1:13.635
Edoardo Mortara - Maserati - 1:13.618
Maximilian Günther - Maserati - 1:13.742
Nico Müeller - Abt - 1:13.776
Robin Frijns - Abt - 1:14.125
Norman Nato - Nissan - 1:13.785
Sam Bird - Jaguar - 1:14.145
Oliver Rowland - Mahindra - 1:14.043
Corrida
A largada foi dada às 17h (horário de Brasília). Os pilotos chegaram a reclamar da falta de aderência, mas
mesmo com essa dificuldade, os carros da frente do pelotão deram um show em um disputa incrível por uma vaga no pódio.
Mas nem tudo foi perfeito para todos. Frijns e Nato abandonaram a corrida logo na primeira volta após uma colisão entre eles; a Jaguar de Bird apagou no fim da reta principal; René recolheu o seu carro e Mortara acabou perdendo o controle do monoposto, batendo a sua Maserati contra o muro. Com todos esses abandonos e acidentes, o SC (Safety Car) foi acionado três vezes - prejudicando um pouco o rumo da prova.
Di Grassi conseguiu se manter na liderança, mas o carro de segurança entrou na pista após o acidente de Frijns. A primeira relargada foi dada na volta 6 e o ePrix voltou ao seu curso normal. Contudo, Sam viu sua Jaguar parar na pista e acionou mais um SC.
Lucas voltou a assumir a liderança no reinício e abriu a décima volta na liderança. Nick Cassidy e Stoffel Vandoorne estrearam ativando o novo modo de ataque em diferentes estratégias. Jean-Éric Vergne também ativou o modo de ataque na volta seguinte e recebeu três minutos de potência, pouco antes de Dennis atacar Di Grassi.
Na volta 13, Dan Ticktum foi penalizado pela direção de prova por um pico de energia acima do permitido e teve que pagar um drive-through. Em seguida, Dennis aproveitou a distância em relação à Mahindra do brasileiro e ativou o modo ataque com direito a um minuto de potência. Lucas viu Hughes se aproximar, mas conseguiu manter a segunda colocação. Algumas voltas mais tarde, Wehrlein conseguiu uma aproximação entre o seu carro e a McLaren de Jack, obtendo a terceira colocação em cima do inglês. O britânico também perdeu posição para Lotterer.
Já na volta 28, Lucas se viu ameaçado por Pascual e o piloto da Porsche conseguiu ultrapassar o brasileiro sem muita dificuldade. Duas voltas após o acontecimento, Di Grassi encontrou-se com um grande problema: ele tinha 3% de energia a menos do que todo o resto dos pilotos na pista, o que o fez ter um
controle maior sobre a bateria. Com este empecilho, Jack Hughes conseguiu aproximar-se do piloto da Mahindra. Enquanto isso, Lucas enfrentava outra adversidade após a direção de prova prolongar a corrida com mais cinco voltas - decisão tomada devido à entrada do SC na pista.
Os dois primeiros colocados se mantinham confortáveis lá na frente e sem serem ameaçados. A verdadeira briga estava entre o brasileiro e o inglês, mas Di Grassi manteve-se firme e conseguiu segurar Hughes e até mesmo Lotterer, o qual chegou a ameaçar ultrapassar os dois pilotos para colocar mais um carro da Andretti no pódio. A prova seguiu o seu curso normal, sem mais ameaças ou ultrapassagens no meio do
pelotão.
De maneira sensacional, Jake Dennis cruzou a linha de chegada em primeiro, tendo a Porsche de Pascal logo atrás. Por fim, mesmo enfrentando problemas com a energia, Lucas finalizou o ePrix em terceiro.
Confira o resultado final do ePrix da Cidade do México:
Jack Dennis - Andretti - 41 voltas
Pascal Wehrlein - Porsche - +7.816
Lucas Di Grassi - Mahindra - +18.611
André Lotterer - Andretti - +19.161
Jack Hughes - McLaren - +20.289
Sébastien Buemi - Envision - +20.714
Antonio Félix da Costa - Porsche - +21.051
Mitch Evans - Jaguar - +24.758
Nick Cassidy - Envision - +29.150
Stoffel Vandoorne - DS Penske - +29.662
Maximilian Günther - Maserati - +30.276
Jean-Éric Vergne - DS Penske - +31.141
Oliver Rowland - Mahindra - +31.537
Nico Müeller - Abt - +31.951
Sacha Fenestraz - Nissan - +32.355
Sérgio Sette Câmara - NIO 333 - +35.205
Dan Ticktum - NIO 333 - +1:14.372
René Rast - McLaren - DNF
Edoardo Mortara - Maserati - DNF
Sam Bird - Jaguar - DNF
Norman Nato - Nissan - DNF
Robin Frijns - Abt - DNF
A Fórmula E descansa até os dias 27 e 28 de janeiro, quando irá desembarcar em Diriyah, na Arábia Saudita, para sua primeira rodada dupla da temporada.
As duas corridas, respectivamente, acontecerão nos dias citados às 14h (horário de Brasília).
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