O Campeonato de Fórmula 2 da FIA é uma das categorias do automobilismo, a qual foi criada em 2017, após a renomeação da competição que antigamente era chamada de GP2 Series.
Por: Mel Ribeiro, Setorista.
Dita categoria foi formada para tornar a corrida acessível para as equipes e, também, para funcionar como um "treinamento" para a vida na Fórmula 1, visto que esse é - normalmente - o próximo passo para o vencedor do campeonato. Na F2 é obrigatório que todos os times utilizem o mesmo chassi, motor e fornecedor de pneus, visando que fique clara a real capacidade dos pilotos.
Maiormente as corridas são executadas em circuitos europeus, porém, também são disputadas em circuitos internacionais como Bahrein e Yas Marina.
Em relação ao sistema de numeração, o mesmo se baseia na classificação das equipes na temporada anterior (parecido ao sistema utilizado pela F1 entre os anos 1996 e 2013). Tal esquema faz parte da categoria desde o início da GP2 Series, em 2005.
Sobre o formato do final de semana de corrida, temos as seguintes especificações:
Sexta-feira: Uma sessão de treinos livres de 45 minutos e uma sessão de classificação de 30 minutos. O qualifying decide a ordem de largada para a corrida que é disputada no sábado, a qual tem um comprimento de 180 quilômetros.
Sábado: Uma corrida na qual os pilotos devem fazer um pit stop em que pelo menos dois pneus têm que ser trocados.
Domingo: Uma Sprint Race de 120 quilômetros que tem um grid de largada definido pela corrida do dia anterior. Contudo, o top 8 da corrida de sábado é invertido, ou seja, o vencedor larga em oitavo e o oitavo colocado larga em primeiro.
Explicando um pouco sobre o sistema de pontuação, a corrida longa tem pontos similares aos da Fórmula 1:
25 pontos.
28 pontos.
15 pontos.
12 pontos.
10 pontos.
8 pontos.
6 pontos.
4 pontos.
2 pontos;
1 ponto.
Por outro lado, a Sprint tem um sistema diferente:
15 pontos.
12 pontos.
10 pontos.
8 pontos.
6 pontos.
4 pontos.
2 pontos.
1 ponto.
A pole position da corrida mais extensa vale quatro pontos e dois pontos são dados pela volta mais rápida de cada corrida.
Desde que a F2 iniciou, os campeões foram Charles Leclerc (2017), George Russell (2018), Nyck De vries (2019), Mick Schumacher (2020) e Oscar Piastri (2021).
Comments