top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

Fórmula 3

A F3 é mais um campeonato no caminho rumo à maior categoria do automobilismo mundial.


Por: Maria Eduarda Lima, Setorista.


Foto: Reprodução/Motorsport

A categoria foi inaugurada em 2019 como um novo projeto ambicioso da FIA e da antiga organização da GP3 para criar mais um degrau rumo à F1. Sendo assim, combinando a GP3 e a F3 Europeia uma ideia foi formada, a qual tinha o intuito de criar um ponto de entrada definido para jovens pilotos que sonham com a Fórmula 1 e lhes dar a chance de seguir o caminho para se juntarem aos seus inspiradores no paddock principal.


Com os melhores jovens pilotos e as melhores equipes a bordo deste projeto, a F3 prometia ser um campeonato emocionante - algo que se cumpriu. Projetada para ser uma categoria de base da F1, os jovens talentos devem mostrar do que são capazes, como gerenciam os pneus e suas velocidades na pista.


Com um formato parecido ao da Fórmula 2, o fim de semana na F3 conta com 2 corridas e um grid invertido, o que significa que gerenciar um fim de semana tão longo e cheio de oportunidades é crucial para se tornar o campeão, visto que em alguns circuitos os jovens pilotos tem a possibilidade de mostrar as suas habilidades frente às equipes da Fórmula 1.


Atualmente na categoria existem 10 equipes com 3 pilotos cada, além de termos no calendário 9 circuitos com 2 corridas por fim de semana. Grandes nomes que já passaram pela F3 foram os campeões: Dennis Hauger, Oscar Piastri, Robert Schwartzman e o piloto da AlphaTauri Yuki Tsunoda.

Kommentare


bottom of page