top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

Fórmula 4

Lançada em 2014, a Fórmula 4 foi criada com a intenção de oferecer para jovens pilotos ao redor do globo a oportunidade de dar o primeiro passo ao mundo das corridas monolugares.


Por: Maria Eduarda Lima, Setorista.


Foto: Divulgação/FIA

Projetada para ser um passo globalmente conhecido e acessível para o Karting e outras competições regionais, a Fórmula 4 é certificada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A categoria permite que jovens pilotos se comparem aos melhores talentos juvenis do mundo automobilístico.


A Fórmula é, sem dúvidas, um grande sucesso. Nos dias atuais, a Fórmula 4 está conquistando cada vez mais espaço ao redor do mundo, visto que alguns países já criaram as suas próprias configurações e regras sobre a categoria e outros estão no processo de adaptação. O carro da F4 foi criado pensando em deixar os custos baixos, proporcionando uma experiência nova para aqueles que nunca guiaram um carro de corrida antes.


Atualmente temos 13 Fórmula 4 espalhadas pelo mundo: Uma das mais famosas é a F4 British Championship por onde já passou o piloto da Mercedes George Russell, temos também a F4 French Championship que já teve como campeão o brasileiro Caio Collet. No catálogo também tem a F4 Chinesa que foi inaugurada em 2015/16 e uma F4 muito famosa também é a italiana - por onde já passaram os brasileiros Enzo Fittipaldi, Felipe Drugovich e Gianluca Petecof, além dos atuais pilotos de Fórmula 1 Mick Schumacher e Guanyu Zhou.


Por outro lado, existem também as F4 Alemã e Japonesa que foram inauguradas no mesmo ano e a F4 NACAM que é disputada na América Central e Caribe que também foi criada em 2015. Na Ásia encontramos mais 2 categorias da F4, a Indiana e a disputada no Sudeste Asiatico. Ainda, temos a F4 Espanhola por onde já passou o argentino/italiano Franco Colapinto - que atualmente corre pela F3. A F4 EUA também está entre as categorias, a qual é disputada nos Estados Unidos e no Canadá - e está entre uma das F4 mais competitivas do mundo.


Por fim, temos a nossa F4 Brasileira, a qual foi inaugurada em 2022 e tem tudo para ser uma categoria

extremamente reconhecida e disputada.

Kommentare


bottom of page