A primeira temporada da Fórmula 4 Brasil está chegando ao fim. Confira uma retrospectiva do desempenho dos pilotos e das equipes durante esse ano.
Por: Valentine Boutsiavaras, Setorista.
Quatro equipes, cada uma com quatro pilotos, competem em seis etapas ao longo do ano. O final de semana funciona da seguinte maneira: sexta-feira de treinos livres e classificação; sábado, corridas 1 e 2; domingo, corrida 3.
CAVALEIRO SPORTS
Felipe Barrichello Bartz, João Tesser, Nicolas Giaffone, Vinícius Tessaro.
KTF SPORTS
Álvaro Yoon Cho, Luan Lopes, Richard Annunziata, Victor Backes.
FULL TIME SPORTS
Fernando Barrichello, Nelson Neto, Pedro Clerot, Ricardo Gracia.
TMG RACING
Aurélia Nobels, Lucas Staico, Lucca Zucchini, Nicholas Monteiro.
Nas corridas 1 e 3, o sistema de pontuação é o mesmo: os 10 primeiros colocados estão na zona de pontuação, sendo que o ganhador recebe 25 pontos, o segundo colocado, 18, e o terceiro, 15. Na corrida 2, apenas os primeiros oito colocados ganham pontos; o primeiro lugar recebe 15 pontos, o segundo, 12, e o terceiro, 10.
O grid de largada é formado da seguinte forma:
Corrida 1: valerá a segunda volta mais rápida obtida na classificação;
Corrida 2: inversão dos oito primeiros colocados da Corrida 1, do nono em diante, manutenção das posições de chegada;
Corrida 3: valerá a volta mais rápida obtida na classificação.
Com essas informações, relembre como foi o primeiro ano de F4 Brasil.
Primeira etapa: Velocitta
A primeira etapa do campeonato aconteceu em maio, no Autódromo de Velocitta. O brasiliense Pedro Clerot, piloto da Full Time Sports, foi embora carregando dois troféus de primeiro lugar e 62 pontos. Ricardo Gracia, que ganhou a corrida 2 e conquistou um lugar no pódio na corrida 3, acumulou 37 pontos.
Por outro lado, o primeiro top 5 do campeonato contou com Nicholas Monteiro, 30 pontos; Lucas Staico, 24, e Felipe Barrichello Bartz, 22.
Rodada dupla em Interlagos
Após ter sido dada a largada para a Fórmula 4 Brasileira, a próxima parada foi Interlagos, o templo do automobilismo brasileiro. Pedro Clerot conquistou uma pole dupla, largando da primeira posição nas corridas 1 e 3.
No sábado, Clerot venceu a primeira prova da etapa, seguido de Lucas Staico e Nicolas Giaffone. Na corrida 2, em uma prova com muitas disputas na pista, Giaffone conquistou sua primeira vitória no campeonato. Pedro Clerot e Vinícius Tessaro, completaram o pódio.
Na corrida 3, mais uma vitória de Pedro Clerot, sua quarta no campeonato, e os pilotos que completaram o pódio foram Tessaro e Staico, respectivamente. Após duas etapas realizadas, Pedro Clerot é líder com 126 pontos. Seguido de Lucas Staico com 63, Nicolas Giaffone com 49, Ricardo Gracia com 48 e Vinícius Tessaro, com 38 pontos, fechando o top 5.
Próxima etapa: continuação da rodada dupla em Interlagos. Após largar da pole position, mais uma vitória para o líder do campeonato, Pedro Clerot, garantindo a sua quinta vitória em 7 provas disputadas na temporada de estreia da categoria.
Nicolas Giaffone ficou com a segunda colocação, mas por causa de uma punição pós-corrida (irregularidade técnica), acabou desclassificado. Então, Vinícius Tessaro e Nicholas Monteiro completaram o pódio.
A piloto da TMG Racing, Aurelia Nobels - única mulher competindo na F4 - conquistou o seu primeiro ponto da temporada, fechando o top 10 da corrida 1.
Na corrida 2 do final de semana, o resultado emocionou. Fernando Barrichello teve uma ótima largada, tomou a liderança de Ricardo Gracia e venceu a corrida. Essa vitória deixou Rubinho Barrichello, pai de Fefo, muito emocionado pela conquista do filho. Álvaro Cho, Nicholas Monteiro, Pedro Clerot e Vinícius Tessaro completaram o top 5.
A terceira e última corrida deu a vitória a Lucas Staico. O piloto largou da 5ª colocação, escalou o grid e ultrapassou Nicholas Monteiro - que liderou 16 das 17 voltas - na última volta, vencendo a prova.
Pedro Clerot, que estava em terceiro, também ultrapassou Monteiro na última volta e garantiu a segunda posição. Nicholas Monteiro completou o pódio e Vinícius Tessaro e Nicolas Giaffone fecharam o top 5.
Mais uma etapa foi concluída e Pedro Clerot continua na liderança, agora com 178 pontos. Seguido de Lucas Staico, com 101 pontos, Vinícius Tessaro com 74, Nicholas Monteiro com 72 e Nicolas Giaffone fechando o top 5 com 63 pontos.
Quarta etapa: Velocitta
No quarto fim de semana, o piloto brasiliense Pedro Clerot conquistou a vitória na primeira corrida e alcançou o segundo lugar na última prova da F4.
Clerot ultrapassou o pole position, Lucas Staico, logo no começo da corrida, e permaneceu em primeiro lugar até o final. Staico chegou oito segundos depois, seguido de Luan Lopes.
Na corrida 2, um pódio “familiar”. O vitorioso foi Nicolas Giaffone, que largou da pole, seguido de seus primos Felipe Barrichello, que completou a dobradinha para a Cavaleiro Sports, e Fernando Barrichello.
Na terceira e última corrida em Velocitta, Lucas Staico largou da pole e Pedro Clerot partiu em segundo. Staico se defendeu muito bem das tentativas de ultrapassagem de Clerot e venceu e prova.
O brasiliense também teve de brigar com Vinícius Tessaro, que estava em terceiro. Nenhuma ultrapassagem mexeu com o top 3 e o pódio foi de Lucas Staico, Pedro Clerot e Vinícius Tessaro.
Aurelia Nobels se destacou na corrida por grandes ultrapassagens durante a prova, garantindo a oitava posição e o seu melhor resultado na categoria.
Após 12 corridas, Pedro Clerot lidera com 223 pontos. Staico é o vice-líder com 148, seguido de Vinícius Tessaro com 105.
Penúltima etapa e Pedro Clerot campeão
Quinta e penúltima etapa da temporada, e a chance de Pedro Clerot de se tornar campeão.
Na sexta-feira, Pipe Bartz conquistou as duas poles para as corridas 1 e 3. Na corrida 1, no sábado, Vinícius Tessaro ultrapassou o pole, mas Pipe retomou a liderança.
Com um incidente envolvendo João Tesser e Álvaro Cho, o safety car teve que entrar na pista. Na relargada, Pipe não cedeu à pressão do líder do campeonato e conquistou a sua primeira vitória na categoria. Pedro Clerot e Lucas Staico completaram o pódio.
Na corrida 2, Nicolas Giaffone foi o vitorioso. Largando da quarta posição, ele colocou pressão em cima dos seus adversários, assumindo a liderança e ganhando a prova. Luan Lopes e Vinícius Tessaro completaram o pódio.
Na terceira corrida da rodada tripla em Goiânia, Felipe Barrichello, que largava da pole position, queimou a largada, fazendo com que os pilotos fizessem uma segunda volta de apresentação para se posicionarem no grid novamente.
Felipe Barrichello recebeu uma punição por queimar a largada e Clerot assumiu a liderança da corrida. Lucas Staico, seu concorrente direto para o título, teve de abandonar a prova com problemas no câmbio. Com isso, Pedro Clerot ganhou a corrida, sendo coroado o primeiro campeão da Fórmula 4 Brasileira.
Durante a temporada, Clerot conquistou 7 vitórias, 11 pódios, 4 pole positions, 266 pontos no campeonato, e claro, o título. O brasiliense mostrou que tem muita velocidade e força de vontade para vencer.
No próximo ano, Clerot fará a sua estreia no automobilismo europeu e representará o Brasil nas competições estrangeiras.
Nos dias 10 e 11 de dezembro acontecerá, em Interlagos, a última etapa da Fórmula 4, onde o vice-campeão será decidido.
Confira a classificação até o momento:
Pilotos:
Pedro Clerot - 266
Lucas Staico - 163
Vinícius Tessaro - 133
Nicolas Giaffone - 108
Fernando Barrichello - 98
Ricardo Gracia - 94
Luan Lopes - 90
Felipe Barrichello Bartz - 88
Nicholas Monteiro - 82
Richard Annunziata - 51
Nelson Neto - 44
Álvaro Cho - 41
João Tesser - 20
Victor Backes - 19
Lucca Zucchini - 19
Aurelia Nobels - 7
Equipes:
FULL TIME SPORTS - 435
CAVALEIRO SPORTS - 311
TMG RACING - 263
KTF SPORTS - 196
Comments