top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

F1 Academy abre a temporada 2024 em Jeddah

Neste final de semana, a categoria 100% feminina dividirá a pista com a Fórmula 1 para a estreia da sua segunda temporada.


Por: Isabelle Peixoto, Setorista.


Foto: Divulgação/F1 Academy

A primeira etapa da temporada 2024 da F1 Academy acontece neste final de semana no circuito de Jeddah, na Arábia Saudita. Criada em 2023, a categoria cresceu significativamente e neste ano conta com algumas mudanças: à diferença do ano passado, este ano todas as rodadas serão disputadas junto com a Fórmula 1; pontos serão atribuídos para a Superlicença; o design dos carros tem novos patrocinadores; pilotos locais serão incluídas utilizando Wild Cards em cada rodada dupla e o grid é majoritariamente composto por rookies (novatas).


Ao todo, a temporada terá sete etapas que começam este mês em Jeddah e continuam em lugares como Miami, Zandvoort e Singapura para finalizar em Abu Dhabi, em dezembro, junto com a F1.


Confira abaixo o calendário completo:


Foto: Divulgação/F1 Academy

O fim de semana funciona da seguinte maneira: na sexta-feira - o primeiro dia de atividades em pista -, há um treino livre de 40 minutos. No mesmo dia, ocorre a classificação com duração de 30 minutos que determina as posições de largada para as duas corridas. No dia seguinte acontece a primeira prova e, no domingo, a segunda, ambas com duração total de 30 minutos ou 13 voltas.


A definição das posições de largada no grid da Corrida 1 se dá pelo tempo mais rápido marcado na classificação, enquanto o segundo melhor tempo é utilizado para a Corrida 2.


Com a chegada de novos patrocinadores na categoria, algumas mudanças no design dos carros aconteceram. A primeira responsável pelas modificações foi a marca de maquiagem britânica Charlotte Tilbury, que patrocina a pilota francesa Lola Lovinfosse. A outra responsável foi a marca norte-americana de vestuário Tommy Hilfiger, patrocinadora da espanhola Nerea Martí. Por último, tivemos a fornecedora esportiva Puma, responsável por patrocinar a brasileira Aurélia Nobels que correrá com as cores da empresa. Além de ditas companhias, todos os times da Fórmula 1 apadrinham uma piloto e a representante de cada equipe correrá com as cores de sua respectiva escuderia.


No total, o grid contará com 15 competidoras regulares divididas em cinco equipes:


Rodin Motorsport


Lola Lovinfosse (Charlotte Tilbury)

Abbi Pulling (Alpine)

Jessica Edgar (F1 Academy)


MP Motorsport


Emely de Heus (Red Bull Racing)

Hamda Al Qubaisi (Red Bull)

Amna Al Qubaisi (Racing Bulls)


Campos Racing


Chloe Chamber (Haas)

Carrie Schreiner (Sauber)

Nerea Martí (Tommy Hilfiger)


ART Grand Prix


Bianca Bustamante (McLaren)

Lia Block (Williams)

Aurélia Nobels (Puma)


Prema


Tina Husmann (Aston Martin)

Doriane Pin (Mercedes)

Maya Weug (Ferrari)


Neste ano, a categoria optou por introduzir um sistema chamado Wild Card, o qual consiste em convidar uma piloto local das etapas para participar de uma única prova na competição com o intuito de obter mais visibilidade no mundo do automobilismo. Em decorrência disso, na primeira corrida do ano a piloto Reema Juffali irá se juntar ao grid fixo da F1 Academy.


É importante relembrar que assim como na Fórmula 1, as corridas estão sendo realizadas no sábado em respeito ao Ramadã.


Horários da primeira etapa da F1 Academy com transmissão na Band e F1TV:


Quinta-feira (07/03) - Horário de Brasília


Treino Livre - 08h05

Classificação - 15h30


Sexta-feira (08/03) - Horário de Brasília


Corrida 1 - 09h10


Sábado (09/03) - Horário de Brasília


Corrida 2 - 09h05

Comments


bottom of page