Nesta sexta-feira (18), foi anunciado o projeto de formação de pilotos mulheres que terá início no próximo ano.
Por: Mel Ribeiro, Setorista.
Após a terceira temporada da W Series ter sido encerrada prematuramente por falta de apoio financeiro, a F1 anunciou a criação da F1 Academy. A categoria tem como objetivo apoiar as pilotos que possuem dificuldades para encontrar patrocínio, brindando-lhes subsídio para que elas corram e ganhem experiência enquanto se preparam para entrarem na Fórmula 3, Fórmula 2 e, futuramente, Fórmula 1.
Serão quantas equipes?
No total, serão cinco times - que também se encontram na F2 e F3 - e cada um terá três carros no grid. O intuito é que as mulheres tenham maior contato com a estrutura que leva até a F1.
E sobre o calendário?
Ele ainda não está finalizado, mas serão sete fins de semana com três corridas em cada um. Ademais, existe a possibilidade de uma etapa ser realizada junto com a Fórmula 1.
Temos informações sobre o carro?
Sim! Ele será um chassi Tatuus T421, o novo monoposto da F4. O motor turboalimentado - fornecido pela Autotécnica - entrega 165 cavalos de potência. Os pneus serão "por conta" da Pirelli, algo que se diferencia na W Series e deixa a experiência mais próxima em relação às categorias de base e F1.
Tendo avaliado que o maior empecilho para as mulheres é encontrar patrocinadores, a Fórmula 1 irá subsidiar 150 mil euros para cada carro. As pilotos devem investir, também, 150 mil euros e as equipes ficam responsáveis pelo orçamento restante que seja preciso.
Comments