top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

FIA apresenta mudanças na abordagem das linhas do pitlane

Em suas notas para o GP de Azerbaijão, o diretor de provas Niels Wittich confirmou que os carros podem passar pelas linhas de entrada e saída do pitlane.


Foto: Reprodução/FIA

Após a polêmica que criou-se em Mônaco com Max Verstappen por cruzar a linha de saída do pitlane, tanto a FIA quanto o diretor de provas da categoria deixaram claro que as revisões feitas à regra apresentaram uma mudança na abordagem do que os pilotos podem fazer: Os carros podem passar pelas linhas de entrada e saída do pitlane. Esta modificação contraria a antiga versão, já que ela indicava que tocar essas linhas era uma quebra de regulamento.


As notas pré-corridas que antecederam o GP em Monte Carlo diziam que os pilotos tinham que manter-se estritamente ao lado da linha. Porém, após o acontecido na corrida, essas notas passaram por uma revisão para o GP do Azerbaijão e sugerem que os pilotos podem tocar na linha de saída dos pits, mas não cruzá-la ao retornar à pista.


"Segundo o Capítulo 4, Artigos 4 e 5 do Apêndice L do Código Desportivo Internacional, os pilotos devem seguir os procedimentos de entrada e saída dos pits."

Isto é, os pilotos podem colocar os carros além das linhas desde que não ultrapassem o limite de um pneu inteiro. Vale relembrar que este ano o regulamento foi modificado, já que anteriormente dizia que nenhuma parte do carro podia cruzar a linha branca.


Confira o que indica a seção d do Artigo 4 - Entrada do Pitlane.


"Exceto em casos de força maior (acatados assim pelos comissários), qualquer pneu de um carro entrando no pitlane não pode cruzar, em qualquer direção, qualquer linha pintada na pista na entrada do pitlane, com o propósito de separar os carros que estão entrando no pitlane dos que estão na pista."

Confira o que indica a seção c do Artigo 5 - Saída do pitlane.


"Exceto em casos de força maior (acatados assim pelos comissários), qualquer pneu de um carro saindo no pitlane não pode cruzar, em qualquer direção, qualquer linha pintada na pista na entrada do pitlane, com o propósito de separar os carros que estão saindo do pitlane dos que estão na pista."

Kommentare


bottom of page