top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

GP da Emilia-Romagna é cancelado após região entrar em alerta vermelho meteorológico

A decisão foi tomada nesta quarta-feira em reunião realizada para avaliar as condições de realização do evento.


Por: Mel Ribeiro.


Foto: Reprodução

A sexta etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 estava programada para acontecer neste fim de semana em Ímola, na Itália. Contudo, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região, a mesma foi colocada sob alerta vermelho meteorológico.


A previsão a longo prazo previa melhorias até o dia de início do GP, mas na terça-feira (16) a situação mudou para pior, superando até mesmo a quantidade de chuva prevista: de 150 mm que eram esperados, foram medidos 250 mm nas montanhas ao sul.


Com isso, os rios - incluindo o Santerno, localizado ao lado do Autódromo Enzo e Dino Ferrari - encheram durante o dia. Alarmes soaram e as pessoas que encontravam-se no circuito foram evacuadas por prevenção.


Cidades, vilas e até o próprio complexo televisivo da F1 ficaram submersos. Os rios transbordaram, impactando milhares de habitantes e deixando mortos e desaparecidos.


Dessa maneira, e avaliando a situação devastadora, tanto a Fórmula 1 quanto a FIA e autoridades locais se reuniram nesta quarta-feira (17) e decidiram pelo cancelamento da prova.


Ainda é incerto se o GP será adiado ou ficará fora do calendário nesta temporada, mas todas as nossas orações estão com as pessoas afetadas pelo desastre.


Comments


bottom of page