top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

Jogo das cadeiras: Franz Tost sairá da AlphaTauri e Laurent Mekies assumirá seu lugar

Atualizado: 28 de abr. de 2023

O atual chefe de equipe da escuderia italiana deixa seu cargo no final do ano e entrega as chaves para o diretor esportivo da Ferrari.


Por: Júlia Arruda, Setorista.


Foto: Reprodução/Motorsport Images

A AlphaTauri informou, nesta quarta-feira (26), a saída de Franz Tost - atual chefe de equipe da escuderia. Por 18 anos Tost foi a cabeça do time, sendo o chefe mais velho do grid com 67 anos. Após a afirmação da saída do diretor austríaco, foi confirmado o retorno de Laurent Mekies, até então diretor esportivo da Ferrari.


“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Dietrich Mateschitz, que me deu a incrível oportunidade de ser o chefe de equipe da Toro Rosso e da AlphaTauri nos últimos 18 anos. Foi um verdadeiro privilégio liderar por tanto tempo e um grande prazer trabalhar com tantas pessoas motivadas e qualificadas, que compartilham a minha paixão pela Fórmula 1. Com 67 anos, é hora de parar e com Peter (Bayer) como novo CEO e Laurent (Mekies) como chefe de equipe, encontramos duas pessoas muito profissionais que levarão a escuderia ao próximo nível. Quero agradecer a todos pela boa cooperação”, discursou Franz.

Os boatos de que Tost se aposentaria e de que Mekies voltaria para a Alpha em seu lugar corriam pelo paddock, mas no mês passado o atual chefe de equipe da Ferrari, Frédéric Vasseur, negou quaisquer especulações. Porém, o portal holandês RacingNews365 reafirmou que a troca estaria próxima e hoje a notícia foi confirmada pela FIA.


Laurent teve como primeiro passo no automobilismo a Fórmula 3, chegando ao mundial nos anos 2000 com a Arrows. Em seguida, foi para a Minardi até ela ser comprada pela Red Bull, posteriormente tornando-se Toro Rosso. Lá, Mekies foi chefe dos engenheiros e trabalhou com pilotos conhecidos, como Mark Webber e Daniel Ricciardo. Em 2014, ele saiu de Faenza e foi para a FIA ocupar o cargo de diretor de segurança e futuramente vice-diretor de provas. No começo de 2018, ele entrou na Ferrari e até o anúncio de hoje era diretor esportivo e vice-chefe da escuderia italiana.


A AlphaTauri passa por um processo de reestruturação, vindo de temporadas ruins com resultados negativos. Com a esperança de dias melhores, a volta de Laurent ao time após 10 anos pode ser muito positiva para a equipe, que não tem nada a perder.







Kommentare


bottom of page