Em um fim de classificação emocionante e de maneira inesperada, o piloto da Mercedes superou o espanhol da Ferrari na bandeirada e conquistou a primeira pole na categoria.
Por: Mel Ribeiro, Setorista.
Q1 - Os primeiros serão os últimos
Após conquistar a liderança da sessão e ser a grande surpresa do TL3, Nicholas Latifi não conseguiu repetir o feito no qualifying após cometer um erro que lhe custou a passagem ao Q2. O piloto da Williams acabou caindo logo na primeira etapa e amanhã largará na última posição, lado a lado com Pierre Gasly - o qual teve sua volta deletada por exceder os limites de pista.
O companheiro de Latifi, Alexander Albon, também tinha conseguido um bom resultado no treino que antecedeu a classificação, visto que ficou em terceiro. Porém, ao igual que o canadense, o tailandês não teve sorte e ficou eliminado.
Dois dias após anunciar a sua aposentadoria, Sebastian Vettel não teve seu melhor momento no quali e tampouco conseguiu avançar para a segunda etapa. O piloto da AlphaTauri, Yuki Tsunoda, não conseguiu melhorar seu tempo e, sendo assim, a dupla da equipe ficou fora da classificação logo no Q1.
Contudo, quem obteve resultados positivos na primeira instância foram os pilotos da Mercedes. Pela primeira vez na temporada, a equipe alemã liderou o Q1 com Hamilton em P1 e Russell em P2. Por outro lado, as Ferraris não tiveram um começo bom, mas acabaram subindo para a terceira e oitava colocações no fim.
Eliminados: Yuki Tsunoda (16º), Alexander Albon (17º), Sebastian Vettel (18º), Pierre Gasly (19º) e Nicholas Latifi (20º).
Q2 - Pérez e os limites de pista
O mexicano da Red Bull mais uma vez teve um desencontro com os limites de pista, mas a confusão ficou na conta dos comissários - de novo. Os mesmos deletaram a volta de Sergio, porém depois voltaram atrás e decidiram lhe devolver a volta. Pérez até chegou a namorar a 10º posição, mas não foi o suficiente, ficou eliminado e chegou a reclamar de Magnussen por atrapalhá-lo.
Por falar no dinamarquês, embora a Haas tenha feito atualizações em seu carro, não bastaram para que ele chegasse no Q2. Junto com Mick Schumacher, o piloto caiu na segunda etapa.
Tanto Guanyu Zhou - da Alfa Romeo - quanto Lance Stroll - da Aston Martin - tiveram o mesmo destino e amanhã irão largar da parte de trás do grid.
Uma grata surpresa foi Lando Norris, o qual conseguiu superar as duas Ferraris. Porém, não demorou muito para que ele fosse deixado para trás por Max Verstappen - o qual assumiu a ponta. Já no fim, Charles Leclerc conseguiu tirar Fernando Alonso da vice-liderança e se manteve firme até que o tempo zerou.
Eliminados: Sergio Pérez (11º), Guanyu Zhou (12º), Kevin Magnussen (13º), Lance Stroll (14º) e Mick Schumacher (15º).
Q3 - Emoção no fim e pole inédita
Quando tudo indicava que Carlos Sainz conquistaria a pole position no Hungaroring, o jogo virou completamente. Logo no início, o espanhol superou o seu companheiro monegasco e marcou o melhor tempo.
O holandês da equipe austríaca enfrentou problemas em seu motor no Q3 e reclamou bastante da falta de potência, situação que o impossibilitou de disputar a pole position e o deixou em uma amarga décima colocação.
Contudo, se por um lado a Red Bull estava atravessando problemas, pelo outro a Mercedes estavam em um 50 e 50. Lewis Hamilton teve dificuldades no seu DRS e não conseguiu melhorar sua volta, ficando em 7º. Porém, George Russell chegou para alegrar o sábado dos mercedistas.
Na bandeirada final, quando o cronómetro já estava zerado e Sainz estava prestes a comemorar mais uma pole, Russell conseguiu uma volta extraordinária e marcou 1:18.407, colocando 0s044 encima de Carlos.
A conquista de George marcou a primeira pole em sua carreira, a 136º da Mercedes e o fim de um jejum da equipe alemã de 14 GPs sem largar na ponta.
O GP da Hungria ocorre amanhã (31) às 10h.
Grid de largada provisório
George Russell
Carlos Sainz
Charles Leclerc
Lando Norris
Esteban Ocon
Fernando Alonso
Lewis Hamilton
Valtteri Bottas
Daniel Ricciardo
Max Verstappen
Sergio Pérez
Guanyu Zhou
Kevin Magnussen
Lance Stroll
Mick Schumacher
Yuki Tsunoda
Alexander Albon
Sebastian Vettel
Pierre Gasly
Nicholas Latifi
Comments