top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

NASCAR

Fundada em 1948 por William France e seu parceiro Ed Otto, a National Association for Stock Car Auto Racing — NASCAR (em português: Associação Nacional para Corridas de Carros de Série) é uma associação automobilística estadunidense que sanciona e controla múltiplos eventos de esporte a motor, em especial competições de "stock cars" (automóveis de fábrica).


Por: Carla Zapelini, Setorista.


Foto: Reprodução/Getty Images PT

Antes mesmo dos carros serem próprios para corrida, eram usados veículos originais de fábrica, sem modificações. A primeira prova disputada pela categoria aconteceu no circuito de terra do Charlotte Speedway na Carolina do Norte, contendo 8 etapas e foi chamada de Strictly Stock.


Na década de 50, as mudanças nos carros começaram a aparecer e passaram a ser aceitas, porém elas eram exclusivas para proporcionar mais segurança e performance para melhorar a competição. Ao passar o tempo, as pessoas foram entendendo que muitos outros ajustes deveriam ser feitos, e agora essas máquinas

velozes estão com a estética e a competitividade ideal que atrai cada vez mais público a acompanhar a categoria.


Foto: Reprodução/Christian Petersen/Getty Images

Como funciona uma corrida da NASCAR?


  • Chevrolet, Ford e Toyota são as únicas marcas de automóveis presentes nas competições da NASCAR. A Chevrolet é a fabricante mais vitoriosa da história da competição e a Goodyear é a marca oficial de pneus da NASCAR há mais de 65 anos.

  • São 18 equipes de 1 a 5 pilotos, cada uma representando a mesma marca, que participam da NASCAR Cup Series.

  • Geralmente são 36 corridas na temporada, o vencedor de cada uma delas obtém 40 pontos, o segundo classificado 35, o terceiro 34, o quarto 33 e assim sucessivamente até a faixa que cobre as posições de 36 a 40 que obtêm apenas 1 ponto.

  • Os primeiros colocados ganham pontos para os playoffs (os únicos desportos motorizados com um sistema de playoffs são as séries da NASCAR).Os 16 pilotos com as pontuações mais altas durante a temporada regular classificam-se para o playoff de três rondas eliminatórias. Na última etapa, 4 pilotos apenas lutam pela taça NASCAR.

  • As três principais séries organizadas pela NASCAR são a NASCAR Cup Series, a Xfinity Series e a Truck Series. A empresa também supervisiona a denominada NASCAR Local Racing, o Whelen Modified Tour, Whelen All-American Series e NASCAR iRacing.com Series.

Comments


bottom of page