A categoria de carros elétricos aterrissou no Autódromo Hermanos Rodríguez para a disputa da segunda etapa da 11ª temporada após a abertura do campeonato no Brasil, em dezembro de 2024.
Por: Maria Eduarda Lima

O fim de semana em terras mexicanas começou com António Félix da Costa dominando o primeiro treino livre sendo seguido por Taylor Barnard, jovem promessa da McLaren, enquanto Oliver Rowland, da Nissan, fechava o top 3. Já no segundo treino livre, Jake Hughes - agora na Maserati - foi o mais rápido com Nick Cassidy em segundo e o atual campeão, Pascal Wehrlein, ocupando a terceira posição.
Disputa pela pole position
A briga pela primeira pole position do ano trouxe grandes emoções. Os pilotos foram divididos em dois grupos: o Grupo A contou com os competidores em posições ímpares no campeonato até o momento, enquanto o Grupo B reuniu os de posições pares.
No Grupo A, Pascal Wehrlein liderou, seguido por Oliver Rowland, Mitch Evans e Edoardo Mortara. No Grupo B, Max Günther foi o mais rápido com Jake Dennis, António Félix da Costa e Jean-Éric Vergne, bicampeão da categoria, avançando para a fase de duelos.
Duelos eletrizantes definem o grid
A fase de duelos começou com as quartas de final, com embates diretos entre os pilotos. Oliver Rowland superou Mitch Evans, enquanto Wehrlein venceu Mortara. Na terceira disputa, Félix da Costa levou a melhor sobre Jake Dennis e o último duelo ficou entre Jean-Éric Vergne e Max Günther, com o francês avançando para as semifinais.
Nas semifinais, Pascal Wehrlein confirmou sua força ao derrotar Rowland e garantir presença na final. Do outro lado, Da Costa brilhou contra Vergne, assegurando uma decisão caseira para a Porsche.
Porsche domina e Wehrlein faz história
Na final, a Porsche consolidou seu domínio no México. Pascal Wehrlein, com um pedido especial gravado no halo – "Pole Position, por favor" –, não decepcionou. Com uma volta impecável de 1m10s984, o alemão superou o companheiro António Félix da Costa, que relatou problemas na parte traseira do carro.
A conquista marcou a segunda pole consecutiva de Wehrlein no México e estabeleceu um novo recorde na Fórmula E: o maior número de poles de um único piloto em um circuito, com quatro conquistas no Autódromo Hermanos Rodríguez.
Hora da corrida
A Fórmula E mostrou mais uma vez que suas corridas são de tirar o fôlego. Os pilotos largaram de forma comportada, mas se engana quem acha que não houve brigas por posições. Apesar da nova temporada, algumas características permanecem: os pilotos continuam com a obrigação de acionar os oito minutos de Modo Ataque, que oferecem 50 kW extras e tração nas quatro rodas. Nesta era GEN3 Evo, o Modo Ataque rendeu muitas ultrapassagens e evidenciou a habilidade dos pilotos na pista.
Logo na segunda volta, Rowland executou uma manobra espetacular sobre Vergne na curva 1, conquistando a terceira posição. Foi apenas a primeira de muitas ultrapassagens ao longo das 36 voltas.
Infelizmente, alguns pilotos tiveram suas corridas prejudicadas. Dan Ticktum, por exemplo, foi tocado por Vandoorne logo no início da prova. Ainda assim, a corrida seguiu eletrizante, com ultrapassagens duplas e defesas incríveis. Já próximo ao fim, Da Costa liderava, seguido por seu companheiro Wehrlein e Dennis em terceiro. Parecia que a prova terminaria sem mudanças significativas, mas a Fórmula E mostrou, mais uma vez, que tudo pode ser decidido nas voltas finais.
Rowland ainda tinha quatro minutos de Modo Ataque e decidiu acioná-lo. No entanto, sua estratégia quase foi arruinada pela entrada do Safety Car causado pela parada do carro de Beckmann, da Cupra Kiro, no meio da pista. Quando a bandeira verde foi dada na volta 30, Rowland fez uma jogada de mestre: ultrapassou Dennis na curva 1, Wehrlein na chicane e, para coroar, superou Da Costa no Foro Sol. Em menos de meia volta, ele saiu da quarta posição para a liderança.
Pouco depois, um novo Safety Car foi acionado devido a um incidente entre Evans e Mueller. Mesmo assim, Oliver Rowland conseguiu, de forma excepcional, segurar os Porsches de Da Costa e Wehrlein garantindo uma vitória memorável. O piloto britânico subiu ao lugar mais alto do pódio, seguido pelo português António Félix da Costa e pelo alemão Pascal Wehrlein.
António deixa o México como líder do campeonato de pilotos. Já Rowland e Mitch Evans estão empatados com 25 pontos, ocupando a segunda e terceira posições, respectivamente.
Próxima etapa
A próxima corrida será daqui a um mês em Jeddah, na Arábia Saudita, marcando a primeira rodada dupla da temporada.
TOP 10 da corrida
Oliver Rowland - Nissan - 48m20s7642
António Félix da Costa - Porsche - +0s4003
Pascal Wehrlein - Porsche - +1s8554
Jake Dennis - Andretti - +2s0005
Jean-Éric Vergne - DS Penske - +2s9656
Maximilian Günther - DS Penske - +3s5077
Stoffel Vandoorne - Maserati - +4s4918
Nyck De Vries - Mahindra - +5s1649
Nico Mueller - Andretti - +6s07010
Taylor Barnard - McLaren - +7s234
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