top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

Pedro Clerot: A jovem promessa do automobilismo brasileiro

A primeira temporada da Fórmula 4 Brasil está chegando ao fim, mas o título de campeão já foi decidido. Pedro Clerot conquistou o campeonato antecipadamente, na quinta e penúltima etapa da temporada, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.


Por: Valentine Boutsiavaras, Setorista.


Foto: Reprodução/Duda Bairros

Na terceira corrida da rodada tripla em Goiânia, Felipe Barrichello, que largava da pole position, queimou a largada, fazendo com que os pilotos fizessem uma segunda volta de apresentação para se posicionarem no grid novamente.


Barrichello recebeu uma punição pela queima, e Clerot assumiu a liderança da corrida. Lucas Staico, seu concorrente direto para o título, teve de abandonar a prova. Com isso, Pedro ganhou a corrida, sendo coroado o primeiro campeão da Fórmula 4 Brasileira.


A vitória também concedeu ao campeão 12 dos 40 pontos necessários na superlicença, que garante autorização para o piloto correr na Fórmula 1.


Pedro Clerot nasceu em 22 de janeiro de 2007, em Brasília (DF). Em 2016, aos 9 anos, Clerot estreou no kart e foi aí que sua vida mudou. O piloto tornou-se tricampeão da modalidade, ganhando títulos em 2018, 2019 e em 2021, além de ter sido bicampeão do Open do Brasileiro de Kart, em 2020 e 2021.


Em 2020, a trajetória de Pedro no automobilismo sofreu um desvio. O piloto brasiliense teve um grave acidente durante um treino de kart e quebrou os dois pés, sendo impossibilitado de correr por 45 dias.


“Tudo aconteceu 60 dias antes de um compromisso pelo Campeonato Brasileiro e a duas semanas da etapa final da Copa São Paulo Light, onde eu era líder. Porém, isso me ‘ajudou’ muito, pois foi um momento onde eu pude decidir continuar ou parar de vez. Dei a volta por cima e isso me deixou mentalmente mais forte”, afirmou Pedro em entrevista para o Correio Braziliense.

Em 2021, Pedro fez a transição para os monopostos e foi campeão da Fórmula Delta. Em 2022, surgiu a oportunidade de correr na Fórmula 4 e o piloto de 15 anos a agarrou com força, competindo pela equipe Full Time Sports.


Durante a temporada, Clerot conquistou 7 vitórias, 11 pódios, 4 pole positions e 266 pontos no campeonato. Mas esses números ainda podem aumentar. Nos dias 10 e 11 de dezembro acontecerá, em Interlagos, a última etapa da Fórmula 4, onde o vice-campeão será decidido.


Além de uma prateleira cheia de troféus, aos 14 anos, Clerot se tornou o piloto mais jovem a conquistar uma pole position no automobilismo nacional.


A expectativa para o ano que vem é que o primeiro campeão da história da Fórmula 4 Brasil faça a sua estreia no automobilismo europeu, representando o Brasil nas pistas do exterior.






bottom of page