top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

Stock Car Light

A Stock Car Light, criada em 1993, é uma categoria do automobilismo que surgiu com o intuito de facilitar o acesso de pilotos estreantes na Stock Car. A categoria já passou por vários nomes: Stock Car B, Copa Vicar, Copa Chevrolet, Montana e Campeonato Brasileiro de Turismo.


Por: Júlia Arruda, Setorista.


Foto: Reprodução/F1 Mania

Sua provas são preliminares da Stock Car, e seguem o mesmo calendário. O carro utilizado nos anos iniciais era o Chevrolet Omega, praticamente o mesmo da categoria principal, com o diferencial de um carro menor. Seu motor era o Chevrolet 4.1L, tendo 300 cavalos e câmbio sequencial.


Depois, em 2003, o Ômega foi substituído pelo modelo mais moderno, o Astra. No ano seguinte os motores também foram trocados pelo Chevrolet 5.7L com 350 cavalos.


Já em 2008, as mudanças foram além dos motores e carros. Até o nome da categoria mudou, sendo chamada de Copa Vicar. O Peugeot 407 e o Mitsubishi Lancer entraram como concorrentes do Astra, que já participava da categoria.


10 anos depois, em 2018, a Stock Light recebeu seu atual nome e começou a utilizar motores V8 Chevrolet com 380 cavalos.


Atualmente, o vencedor embolsa R$1,2 milhões!






Comments


bottom of page