O holandês venceu a primeira corrida do ano e Fernando Alonso conquistou o terceiro lugar em sua estreia com a Aston Martin.
Por: Maria Eduarda Lima, Setorista.
Neste domingo (5), no Bahrein, iniciou oficialmente a temporada 2023 da Fórmula 1. Com Max Verstappen saindo vitorioso da etapa, Sergio Pérez completou a dobradinha da Red Bull com um segundo lugar no pódio. Contudo, a grata surpresa do dia foi a terceira colocação de Fernando Alonso no GP que marcou sua estreia com a Aston Martin.
Charles Leclerc - que largou em terceiro - conseguiu fazer uma bela largada e ultrapassou o mexicano da equipe austríaca antes da primeira curva. No entanto, Max Verstappen e seu RB19 estavam voando: na volta 10 o holandês já tinha uma vantagem de 10 segundos em cima do monegasco.
Houve um toque logo no início entre Stroll e Alonso, mas nada que tenha prejudicado a corrida de ambos pilotos. Por outro lado, quem no início aparentava estar com sérios problemas era Lewis Hamilton. O britânico estava lento na pista, tanto que o seu companheiro de equipe veio no rádio questionar o time sobre isso.
Outra escuderia que parecia enfrentar dificuldades era a Ferrari, visto que não conseguiam adaptar-se a nenhum pneu (vale relembrar que decidiram guardar um jogo de compostos macios e abortar a última volta na classificação para tentar uma estratégia diferente com Leclerc). No início, o planejado até
funcionou, mas depois o piloto foi ficando para trás em relação à Red Bull de Verstappen. Carlos Sainz tampouco conseguiu se aproximar de Sergio Pérez e fazer a ultrapassagem.
Olhando para a parte de trás do pelotão, a McLaren apresentava grandes problemas: o novato Oscar Piastri teve que abandonar a sua primeira corrida, pois foi necessária uma troca de volante no meio da etapa e o sistema demorou para religar o carro.
Quem também não estava tendo muita sorte era Esteban Ocon. O jovem francês tomou uma punição de cinco segundos, mas acabou a pagando de forma errada e a situação levou a que a FIA lhe desse mais uma punição, mas desta vez de 10s. Logo depois, ele recebeu mais uma penalidade de cinco segundos por ultrapassar os limites de velocidade no pitlane.
Todavia, o destaque do dia foi Fernando Alonso. O espanhol realizou uma ultrapassagem digna de filme na famosa curva 10 em cima do seu ex-companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Faltando 15 voltas para o fim, o motor de Leclerc apresentou falta de potência e provocou que Charles abandonasse. Com isso, Alonso conseguiu uma vaga no primeiro pódio do ano.
Por fim, Max Verstappen conquistou mais uma vitória em sua carreira e abriu a temporada da melhor forma possível. Liderando com sobras e sem passar por situações de perigo, o bicampeão mundial conseguiu o P1 na primeira prova de 2023. Fernando Alonso foi eleito o Piloto do Dia e o chinês Guanyu Zhou fez a volta mais rápida. Contudo, este ponto não contou já que o jovem piloto não terminou entre os 10 primeiros.
A próxima etapa acontece na Arábia Saudita entre os dias 17 e 19 de Março. A classificação e a corrida você acompanha ao vivo na Band, no F1tv e no YouTube do Batom Na Pista.
Mundial de Pilotos após a primeira corrida:
Max Verstappen - 25 pts
Sergio Pérez - 18 pts
Fernando Alonso - 15 pts
Carlos Sainz - 12 pts
Lewis Hamilton - 10 pts
Lance Stroll - 8 pts
George Russell - 6 pts
Valtteri Bottas - 4 pts
Pierre Gasly - 2 pts
Alex Albon - 1 ponto
Yuki Tsunoda - 0 pts
Logan Sargeant - 0 pts
Kevin Magnussen - 0 pts
Nyck De Vries - 0 pts
Nico Hulkenberg - 0 pts
Guanyu Zhou - 0 pts
Lando Norris - 0 pts
Charles Leclerc - 0 pts
Esteban Ocon - 0 pts
Oscar Piastri - 0 pts
Mundial de Construtores após o GP do Bahrein:
Red Bull - 43 pts
Aston Martin - 23 pts
Mercedes - 16 pts
Ferrari - 12 pts
Alfa Romeo - 4 pts
Alpine - 2 pts
Williams - 1 ponto
AlphaTauri - 0 pts
Haas - 0 pts
McLaren - 0 pts
Commentaires