top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

Verstappen vence na Hungria e elogia estrategista: "Ela é muito boa"

Após uma classificação ruim, Max conquistou uma vitória incrível no Hungaroring como resultado de uma ótima estratégia e abriu 80 pontos de vantagem para o segundo colocado Charles Leclerc.


Por: Alini Chaves, Setorista.


Foto: Reprodução/Red Bull Content Pool

No último domingo (31), Max Verstappen conquistou sua oitava vitória na temporada de 2022, depois de largar da 10º posição. O atual campeão mundial não teve uma tarefa fácil como nos Grandes Prêmios anteriores, após uma sexta e um sábado difíceis para a equipe austríaca.


Com problemas na unidade de potência de Verstappen, a RBR fez um qualificatório com um resultado nada agradável e o piloto acabou ficando com a 10º colocação. Dentro do limite de troca das unidades de potência, a equipe optou por utilizar a posição ruim para trocar os motores de combustão interna, turbo, MGU-H (bateria responsável por gerar energia elétrica a partir do calor do escapamento dos carros), MGU-K (responsável pela produção de energia cinética) e escapamento, e manter a mesma posição de largada sem maiores prejuízos.


A troca feita pela Red Bull funcionou, já que na 13º volta o holandês havia ganhado 5 posições. Com uma estratégia eficiente, contando ainda com uma boa antecipação da RBR em suas convocações aos boxes e adiantando os movimentos da Ferrari, a equipe ainda anotou o pit stop mais rápido da temporada com 02s19 na parada de Pérez.


Verstappen ainda lidou com problemas em sua embreagem durante a corrida e rodou na volta 41 perdendo uma posição para Leclerc, mas nem isso afetou sua vitória. Com mais uma falha da rival Ferrari com a escolha errada de pneus para Charles Leclerc, Max - que estava atrás - passou facilmente o monegasco e conquistou a vitória do GP da Hungria.


Christian Horner não poupou elogios a Verstappen após a sua atuação na Hungria, ressaltando o bom trabalho do piloto durante a corrida.


“Max foi fantástico hoje. Nós tivemos um pequeno problema no começo, a embreagem não estava se comportando como o esperado, mas então pareceu ter se resolvido e nós pudemos liberá-lo para realmente atacar os carros à frente. Ele estava imparável, mesmo com sua rodada”.

“Max conseguiu aproveitar os pneus médios contra os duros de Charles e depois realmente acelerou, o carro teve um ótimo ritmo hoje. Foi uma corrida incrível, é ótimo marcar aqueles pontos, e Max foi absolutamente supremo. Duas vitórias em duas semanas é a maneira perfeita de ir para o recesso de verão”, finalizou Horner.

Após a corrida, Verstappen admitiu que sua Red Bull usaria o pneu duro para o stint de abertura, mas decidiu pouco antes da corrida que largar de macio seria uma opção melhor.


“Estávamos planejando largar com pneus duros, mas depois fui para o grid com pneus macios e já estava com dificuldades de aderência. Então eu fiquei tipo, ‘De jeito nenhum vamos começar com os duros’. Então, também é crédito para a equipe, porque é claro que planejamos a estratégia em torno disso, com o pneu duro, e então ficamos tipo, ‘Ok, vamos mudar para os macios. Tínhamos muita confiança em mudar isso, então foi o que fizemos.”

Max Verstappen também ressaltou a importância de poder confiar em sua equipe e destacou em especial o trabalho de sua estrategista Hannah Schmitz.


“É incrivelmente importante se você quiser lutar por um campeonato. Você não pode cometer muitos erros. Claro que é muito difícil estar sempre do lado bom, digamos assim. Hoje, acho que Hannah [Schmitz], nossa estrategista, estava incrivelmente calma. Ela é muito boa.”

O piloto ainda disse que ficou feliz com o resultado, mas que há sempre o que melhorar.


“Acho que a corrida em si foi muito boa. Quero dizer, largando em 10º, vencer a corrida em uma pista como essa é, obviamente, muito, muito bom. Mas há muitas coisas que vamos analisar."

“Sempre há algumas áreas em que poderíamos ter feito melhor. Mas no geral, é claro, estou muito feliz com o dia de hoje”, encerrou Max.

Com o resultado do final de semana, o bicampeonato de Verstappen parece estar cada vez mais próximo. O piloto da RBR irá para as férias de verão como líder absoluto com 80 pontos de vantagem para o segundo colocado Leclerc. Pelo campeonato de construtores, a Red Bull Racing também segue na liderança com 431 pontos, seguida pela Ferrari com 334.


Mas se engana quem acha que a equipe já entrou de férias por conta da vantagem adquirida, visto que Horner afirmou que as férias começarão apenas em 5 de agosto e até lá a equipe terá muito trabalho até o descanso.


“Eu acho que a equipe inteira merece um bom descanso, mas isso acontece na sexta-feira, então nós ainda temos uma semana para fazer o máximo possível antes do fechamento”, concluiu Christian.

A F1 retornará somente no dia 26 de agosto, em Spa-Francorchamps, com o GP da Bélgica.









Comments


bottom of page