top of page
  • Foto do escritorBatom Na Pista

Ferrari conquista a primeira pole position na temporada

Charles Leclerc alcançou a sua terceira pole consecutiva no circuito de rua de Baku e a primeira da escuderia italiana em 2023.


Por: Maria Eduarda Lima, Setorista.


Foto: Divulgação/Scuderia Ferrari

Q1 - Bandeiras vermelhas e Leclerc na liderança


Tanto o vento quanto o sol estiveram presentes como inimigos de alguns pilotos, mas nem um nem outro foram os responsáveis pela primeira bandeira vermelha da classificação e sim Nyck de Vries. Faltando pouco mais de 10 minutos para o fim da primeira sessão, o holandês estampou o muro na curva 3 e acionou a red flag. Prévio ao acontecimento, Max Verstappen liderava com o tempo de 1m41s887 sendo seguido por Charles Leclerc e Fernando Alonso.


Após 15 minutos, a bandeira verde foi dada e os pilotos puderam retornar ao traçado para tentarem melhorarem suas voltas. Entretanto, Pierre Gasly não conseguiu controlar o seu monoposto e acabou batendo também na curva 3, causando mais uma bandeira vermelha faltando apenas sete minutos para o encerramento do Q1. A presença do piloto da Alpine no Qualifying era uma dúvida depois do seu carro apresentar problemas e fogo no Treino Livre 1, mas a equipe conseguiu fazer os acertos e colocar uma nova unidade de potência a tempo dele participar do classificatório.


Com as duas red flags, o piloto espanhol da Ferrari, Carlos Sainz, tinha ainda pendente completar a sua primeira volta rápida. Contudo, ele teve a sorte de não seguir o mesmo caminho de De Vries e Gasly mesmo tendo escapado da pista na mesma curva dos incidentes.


Cerca de oito minutos depois, o qualy retornou. Sem mais problemas ou acidentes, o monegasco tirou uma volta perfeita da cartola e liderou a primeira sessão. Mas quem impressionou foi a McLaren com seus dois pilotos avançando para o Q2 e a Williams, a qual se saiu muito bem e passou para a seguinte fase com Alexander Albon em P7 e Logan Sargeant em P11.


Eliminados: Guanyu Zhou (16º), Nico Hülkenberg (17º), Kevin Magnussen (18º), Pierre Gasly (19º) e Nyck de Vries (20º).


Q2 - Max Verstappen dominante e uma Mercedes fora


Os 15 pilotos que continuaram na disputa foram para a pista em busca de avançar ao Q3. Um que se sobressaiu foi o mexicano da Red Bull, Sergio Pérez. O piloto desbancou o seu companheiro de equipe e chegou no P1 com 1m41s037.


Diferente do ocorrido no Q1, não houve muita interrupção de bandeiras e a qualificação seguiu o seu curso normal. Max demonstrou mais uma vez a sua incrível dominância e voltou à liderança marcando o tempo de 1m40s822, sendo seguido novamente por Leclerc, Pérez e Alonso.


Já a Mercedes - que não vem tendo uma vida fácil nesse início de temporada - viu George Russell ficando na décima primeira posição e não avançando para a briga pela position por 0,004s.


Eliminados: George Russell (11º), Esteban Ocon (12º), Alexander Albon (13º), Valtteri Bottas (14º) e Logan Sargeant (15º).


Q3 - A redenção de Charles Leclerc


Com os últimos 10 pilotos no traçado prontos para disputar a pole, a bandeira verde foi dada sinalizando o início da sessão final. Logo nos primeiros minutos, Verstappen se mostrou forte conseguindo um tempo de 1m40s445, mas se o holandês achou que sua vida no Q3 seria fácil como em outros GPs, ele se enganou. De forma espetacular, Leclerc fez uma volta que lhe rendeu a incrível marca de 1m40s445, igualando o tempo do bicampeão e empatando com ele na pole provisória.


Ambos pilotos foram para seus respectivos boxes e voltaram faltando cerca de dois minutos para o fim da classificação. Pérez entrou na briga, mas os olhos estavam virados para Charles e Max. Sergio chegou a fazer o primeiro e o terceiro setor roxo, mas o monegasco conseguiu - mais uma vez - tirar uma volta da cartola e desbancar os dois pilotos da Red Bull para fazer a primeira pole da equipe italiana no comando de Fred Vasseur e a terceira consecutiva do piloto da Ferrari no circuito do Azerbaijão.


Charles marcou 1m40s203, seguido pelas RBR que conseguiram um tempo de 1m40s391 e 1m40s495. Já Carlos Sainz terminou em P4, cerca de 8 décimos atrás do seu companheiro de time.


Hamilton colocou a sua Mercedes na quinta posição e foi seguido pelo bicampeão Fernando Alonso. Lando e Yuki encerraram o qualy em P7 e P8 respectivamente. Por outro lado, Stroll e Piastri terminaram o qualy empatados com 1m41s611. O canadense larga em P9, pois completou a sua volta antes que o australiano, o qual largará em P10.


Em entrevista após o fim do Qualifying, Leclerc disse:


"Com certeza estou surpreso, chegamos ao fim de semana pensando que seria um ótimo fim de semana se estivéssemos à frente da Aston e da Mercedes na classificação e, no final, estivéssemos na pole. Então, é uma surpresa muito boa. Não devemos esquecer que nosso carro de corrida talvez ainda esteja atrás dos Red Bulls, então vai ser difícil manter a liderança, mas esse é o objetivo. Estou muito, muito feliz com a volta. É um fim de semana muito desafiador para todos nós pilotos, porque há muito pouco tempo para praticar. Tivemos apenas um TL1 e então você precisa estar direto na classificação. Mas a sensação foi boa desde o início, então estou muito, muito feliz.”

Grid de largada provisório


  1. Charles Leclerc

  2. Max Verstappen

  3. Sergio Pérez

  4. Carlos Sainz

  5. Lewis Hamilton

  6. Fernando Alonso

  7. Lando Norris

  8. Yuki Tsunoda

  9. Lance Stroll

  10. Oscar Piastri

  11. George Russell

  12. Esteban Ocon

  13. Alexander Albon

  14. Valtteri Bottas

  15. Logan Sargeant

  16. Guanyu Zhou

  17. Nico Hülkenberg

  18. Kevin Magnussen

  19. Pierre Gasly

  20. Nyck De Vries


Amanhã (29), às 05h30, será dado o início da Sprint Shootout - uma breve classificação para definir o grid da Sprint Race. Já às 10h30 você acompanha a primeira corrida Sprint da temporada e no domingo (30) as luzes se apagam para a corrida regular do Azerbaijão.


Tudo isso você acompanha em uma incrível transmissão no youtube do Batom na Pista ou no da Rádio Outra Dimensão e, também, no Instagram do BNP. Mas não se preocupe, caso você não consiga acompanhar algum desses eventos, traremos matérias sobre tudo o que aconteceu durante as provas.

















Comentarii


bottom of page